Trata-se de programa educacional voltado ao desenvolvimento de atividades de formação, preparo e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho, de forma a afastá-los dos caminhos tortuosos e da marginalidade, oferecendo-lhes condições de educação, cidadania e sustento por meios lícitos.

Reduz a evasão escolar e o ócio dos adolescentes  de forma consciente,  promove o aumento da renda familiar, prestando ainda atendimento comunitário , em média, de 20 a 30 por dia e apoio à família.

A atuação do CAMP é preventiva. Jovens são preparados pelo  curso Qualificação Profissional de Auxiliar Administrativo, totalmente gratuito,  com reforço escolar, informática, técnicas de administração, que os educa para a vida e lhes dá condições de promoção social. O curso tem foco principal no comportamento, além de orientação técnica e pedagógica.

Ao final do curso os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho como estagiários e jovens aprendizes, para empresas conveniadas. Também são oferecidos treinamentos específicos paralelos, por meio de convênios.

Com a filosofia de promoção do adolescente baseada no trinômio: Educação, Recreação e Trabalho, o CAMP Teresópolis direciona seus trabalhos a jovens na faixa etária de 15 a 23 anos, e usa como lema a frase “Se deres um peixe a um homem,  ele comerá uma vez. Se, porém,  o ensinares a pescar, ele comerá a vida inteira.”

Justifica-se a existência do CAMP  por vários fatores, entre eles a existência de menores nas ruas, o que alerta para a necessidade de programas específicos, na tentativa de afastá-los dos perigos a que estão expostos diariamente nas ruas da cidade.

A desagregação da família, nos seus aspectos social, moral e financeiro, exige atitudes sociais que proporcionem ao jovem orientação e oportunidade de se preparar honestamente para a vida social e profissional.